Coopera o X Competi o
A cooperação é a participação de cada jogador em práticas esportivas coletivas, e até mesmo em individuais, que contribui para o bom desenvolvimento da prática esportiva, e que nos faz depender do outro para alcançar os objetivos desejados durante a partida. A competição é a disputa pela conquista da vitória no esporte que se joga. Indiretamente, a competição exige cooperação, porque cooperando, os participantes se aptam a disputar.
Nas aulas de Educação Física há competitividade, porque disputamos para vencer o jogo praticado. Por exemplo, no futebol e handebol, disputamos para ter a posse da bola e fazer um gol, que consequentemente, poderá levar à vitória. Na sala de aula também há competitividade, porque os alunos buscam ter boas notas que superem às dos outros.
Podemos encontrar diversos pontos positivos tanto em jogos cooperativos, quanto em jogos competitivos. Nos jogos cooperativos, aprendemos a cooperar, ajudar e compartilhar. Nos jogos competitivos, aprendemos a saber perder e a jogar com justiça. Em ambos os tipos de jogos, nos divertimos, desenvolvemos fisicamente (saúde, vitalidade, energia) e nos tornamos mais maduros, além da contribuição para as relações sociais.
Não há competição que não tenha vencedor nem perdedor, exceto quando há empate.
Através dos jogos competitivos e jogos cooperativos, aplicados nas aulas de educação física, nos é possível desenvolver as capacidades e habilidades psicomotoras dos nossos alunos, podemos por meio dos jogos, motivar e incentivar à prática de atividades físicas. Mas com relação à preferência dos alunos pelos jogos competitivos e jogos cooperativos observamos que eles gostaram dos dois tipos de jogos, mas esta preferência está implícita na motivação de ganhar, de ganhar do outro, de vencer. Mesmo os jogos cooperativos oferecendo um jeito mais justo de jogar, propiciando chances iguais e objetivos comuns, onde todos ganham, os alunos preferem os jogos competitivos pela facilidade de