grimaldi
Sinônimos: Mal de chagas, chaguismo, Tripanossomíase americana
A doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma Cruzi. Principais sintomas (titulo 2)
A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Os sintomas incluem:
Febre
Mal-estar
Inchaço de um olho
Inchaço e vermelhidão no local da picada do inseto
Passada a fase aguda, a doença entra em remissão. Podem-se passar anos até que outros sintomas apareçam. Quando os sintomas finalmente se desenvolverem, eles podem incluir:
Constipação
Problemas digestivos
Dor no abdome
Dificuldades para engolir
Mecanismo de transmissão (titulo 2)
A doença de Chagas possui vários mecanismos de transmissão: Pelo vetor: penetração das formas presentes na urina/ fezes na lesão ocasionada pela picada do “barbeiro” (maior importância epidemiológica).
Transfusão sangüínea: 2º mecanismo em grau de importância epidemiológica.
Transmissão Congênita: mais de 100 casos descritos no Brasil e no Chile; ocorre quando há ninhos de amastigotas na placenta que liberam tripomastigotas para a circulação do feto. Acidentes de laboratório: ocorre quando há acidentes com pesquisadores e técnicos que trabalham com o parasita; podem acontecer contaminações através da pele lesada, mucosa oral, auto-inoculação, entre outras maneiras. Transmissão oral: pela amamentação; canibalismo entre animais; pessoas ingerindo alimentos contaminados com fezes ou urina de triatomíneos infectados (caldo-de-cana e açaí)-penetração pela mucosa da boca íntegra ou lesada.
Transplante de tecidos contaminados por amastigotas.
Ciclo de vida do parasita (titulo 2)
O Trypanosoma cruzi é um protozoário da família Trypanosomatidae. Neste parasita obrigatório constatam-se as seguintes características: presença de flagelos e de cinetoplasto (mitocôndria especializada rica em DNA), além da alternância de formas