Assédio moral - comportamento organizacional
O assédio moral vem se tornando um fenômeno freqüente nas discussões trabalhistas. Situações de assédio moral são tão antigas quanto a própria origem do trabalho. Todavia, atualmente, vem despertando maior interesse, principalmente das organizações e sindicatos, que recebem cada vez mais queixas de seus colaboradores em relação às chefias. Segundo Marie France Hirigoyen (1998), Assédio Moral significa toda e qualquer conduta abusiva, manifestado sobretudo, por comportamentos, palavras, atos , gestos que possam trazer à tona a personalidade , a dignidade e a integridade física ou psíquica de uma pessoa, colocando em risco o seu emprego ou degradando seu ambiente de trabalho.
Na industrialização brasileira o Assédio Moral foi marcado pela precocidade das relações de trabalho, pois os empregados não tinham seus direitos reconhecidos e eram expostos a uma extensa carga horária de trabalho.
A violência psicológica ocorre no ambiente onde os indivíduos realizam suas atividades profissionais, e são inúmeras as suas causas. Os casos mais comuns de assédio moral são: ser alvo de fofoca ou intriga, deixar de receber informações pertinentes ao trabalho, ser isolado do grupo, receber metas impossíveis e ter a competência questionada.
B. Tópicos a serem debatidos: Introdução Conceito Contexto histórico e atualidade Causas e conseqüências Prevenção e solução Legislação Conclusão C. Exemplo de caso
O juiz Diego Cunha Maeso Montes, da 3ª Vara da Justiça do Trabalho de Barueri (SP), condenou a Walmart a pagar indenização R$ 140 mil por danos morais ao funcionário Eduardo Grimaldi de Souza, 40, que foi obrigado a rebolar em reuniões diárias, enquanto entoava um canto de guerra da empresa.O canto dizia: "Me dá um W, um A, um L, Me dá um rebolado".“Cheguei a querer a faltar ao trabalho. Tenho 1,75 m e cem quilos. Não me sentia à vontade”, disse Grimaldi. Ele trabalhou na Walmart de 2000 a