HERMENEUTICA
Ainda no século XVI, temos uma nova maneira de ser do cristianismo, até aqui só tinha uma maneira de ser cristão. Após a reforma, o cristianismo sofre um endurecimento teológico. Católico X Protestante
Concílio de Trento 1545 Reações reformadas pôr meio das confissões que surgem
Tudo isto é uma tentativa tanto católica como protestante de construir uma identidade eclesial.
Há uma aproximação de pensadores humanistas com o protestantismo, e então surge a apologia como autoridade teológica. Tudo que falamos é contra o “opositor”, e este era um período de se defender para sobreviver.
Maneira de sobreviver no Protestantismo:
1- Confessionalismo
2- Piestismo
3- Puritanismo
E outros movimentos surgem preocupados com a sua subsistência.
No século XVIII surge o Racionalismo em suma é uma redescoberta da razão, do homem ( iluminismo ). Quando o racionalismo e o iluminismo surgem na Europa, influenciam o seminários tanto católicos como reformados. Entre tanto os católicos ainda estão presos à igreja, continuam debaixo da Instituição, tiveram mais controle. Já no protestantismo eles tiveram dificuldades pois davam mais ênfase no indivíduo; o espirito individualista prevalece. Quando esse racionalismo entre nos seminários e faculdades levam o nome de liberalismo- uma nova maneira de ler a Bíblia. Originalmente, é um liberalismo teológico, mais para frente econômico, etc. Tudo que se assemelhava ao catolicismo e ao passado apartir do liberalismo era riscado. Como no século XII, com Pedro Abelardo, da Monástica para Escolástica, Agora tem essa nova revolução.
Na primeira metade do século passado, surge a tendência Mecanicista. Essa tendência dizia que as palavras podem esconder o verdadeiro sentido do texto. Da mesma maneira que dissecavam e faziam uma anatomia de uma rã fariam isso com o texto.
Contra esta tendência surge Frederich Schleiermacher ( 1834 ) . Ele é um racionalista, mas faz parte de um grupo literario da Alemanha que se