Comunicação formal e uma organização formal privada
Valdenice Ávila Cedraz Silva
RESUMO
Este trabalho apresenta uma análise do processo de comunicação em uma organização formal privada. Procurou situar a comunicação dentro do contexto organizacional, tornando-se como referencial bibliográfico, dados a partir do conhecimento de fatores que constituem a organização. Para subsidiar o estudo e dar um maior aprofundamento, tratou-se da comunicação através dos elementos, modos, importância, dificuldades (principais entraves) tipo ideal e sugestões de melhoria. Dos resultados que se conseguiu detectar, destaca-se a insatisfação, o autoritarismo, o medo que dentre outros componentes são os principais causadores da deficiência da comunicação. Em contrapartida, foi possível identificar que a gerência participativa, o desenvolvimento da política de recursos humanos, o treinamento, a constância de propósitos e a delegação de responsabilidades, todas, proporcionam a motivação profissional e conseqüentemente um padrão de melhoria da comunicação, recomendável para uma permanente busca.
Palavras – chave: Deficiência da Comunicação, Motivação Profissional, Política de Recursos Humanos.
INTRODUÇÃO
O processo de comunicação, dentro de uma organização formal privada, tem um valor relevante e pode-se até afirmar que é um processo de importância fundamental sobre os demais, porque nenhum outro pode se desenvolver sem utilizar informações.
O tema visa trabalhar uma abordagem dos problemas gerados pelas falhas de comunicação dentro de uma organização formal, bem como apresentar algumas alternativas do bom funcionamento da comunicação.
No intuito de fazer um paralelo entre os conhecimentos teóricos, a partir do referencial teórico utilizado e a prática vivenciada nas organizações formais privadas, este trabalho faz uma abordagem em quatro partes.
Na primeira parte, intitulado de encaminhamentos