Grim Entretenimento
Módulo: 7
Atividade: 7.2.1
Título: Case Grim Entretenimento SA
Aluno: Fernando Lehmann
Disciplina: Gestão estratégica
Turma: Maio 2015
Introdução
Case da Grim Entretenimento SA buscando evidenciar a posição da empresa e diversos pontos de vista (estratégia) de seus diretores.
Essa atividade visa desenvolver o conceito de Gestão estratégica através de um case de uma empresa em transição de um momento de sucesso para um momento de crise.
“A escolha do escopo competitivo envolve simultaneamente a compreensão de inter-relações em ambos os níveis”. (PORTER, 1989, p. 242)
Situação da Grim Entretenimento S.A.
A Grim entretenimento é uma grande empresa de ponta que investe em equipamentos e treinamentos. É uma empresa que esta acostumada a grandes vitórias, porém esta enfrentando suas primeiras derrotas.
Devido a inexperiência em resultados negativos, existe um repasse da pressão que os níveis hierárquicos começaram a sofrer por parte da alta administração. Isso gerou rodízio de funcionários e algumas demissões – entre elas, as de funcionários respeitados.
Como decisão a empresa decidiu diminuir despesas administrativas. Essas ações estou causando problemas no clima laboral da empresa.
Estão ocorrendo problemas com trabalho em equipe, com o novo cargo de auditor interno, as pessoas estão se sentindo ameaçadas por perda de autonomia. Todos os funcionários de todos os níveis hierárquicos estão desconfortáveis com a situação. Por isso foi proposta uma reunião de diretoria, com o intuito de discutir o problema e buscar uma solução.
Posicionamento e recomendações do diretor escolhido
O diretor escolhido foi Salles.
Salles acredita que ao invés de cortar despesas é hora de fazer novos investimentos. Existe uma abertura de mercado para crescimento de 100%
Também presa pelo comunicado aberto e transparente aos funcionários da empresa. Além disso, acredita que as áreas que mais economizarem merecem prêmios de reconhecimento.