Analise de Caso Grim Entretenimento
Módulo: 3 – Modelos Porter e Plano de Ação
Atividade: Individual
Título: Grim Entretenimento S.A.
Aluno: Fabio Luis Godoy Mariani
Disciplina: Gestão Estratégica
Turma: EAD
Introdução
Esta atividade busca analisar o caso da empresa Grim Entretenimento S.A. e as recomendações de um dos seus diretores de modo a identificar dois pontos fortes e dois pontos fracos, inclusive, apresentando as ações propostas pelo diretor selecionado para potencializar os pontos fortes e neutralizar os pontos fracos.
Situação da Grim Entretenimento S.A.
No país, a GRIM Entretenimento S.A. é a maior e mais capacitada empresa do segmento, pois com características de gestão estratégica como criatividade e inovação foi capaz de surpreender até mesmo as perspectivas mais otimistas e, assim, obter um desempenho excepcional no mercado, aproveitando-se da ausência de concorrência.
Seus 1.200 funcionários, aproximadamente, possuem as mais diversas formações e níveis culturais e deles é exigido um alto padrão quanto ao seu treinamento e desempenho, além de possuírem orgulho por trabalharem na GRIM Entretenimento S.A.
Entretanto, nos últimos cinco anos, a GRIM Entretenimento S.A. passou a enfrentar uma concorrência emergente da esteira de seu sucesso, além de, mais recentemente, sofrer uma turbulência inesperada em seus resultados para a qual não estava preparada.
Dentre os problemas enfrentados, pode-se destacar o excesso de despesas administrativas, o aumento dos custos operacionais, inexperiência gerencial, excessiva ou inadequada cobrança por resultados, rotatividade de funcionários considerados capacitados e competentes, além de um clima organizacional ruim.
Posicionamento e recomendações do diretor escolhido
Foi escolhido Salles, diretor de marketing, por ser considerado um profissional com alto nível de competência pelo presidente da GRIM Entretenimento S.A.
Suas recomendações são baseadas no investimento de 30% da receita para exploração de um