Resenha do Filme Entreatos
Resenha
Nas eleições do ano de 2002 cujo Luís Inácio da Silva (PT) disputava a o segundo turno da presidência da república com o candidato José Serra (PSDB) a competição entre os candidatos por bases eleitorais se tornou mais ainda mais acirrada pelo fato de cada partido ter já ter captado os votos dos eleitores que possuíam maior afinidade com o discurso produzido por cada partido. Desta forma o PSDB captar os votos que no turno anterior foram dos outros partidos tidos como representantes da políticos de direita, e o PT pode realizar o mesmo com a base eleitoral e seguimentos sociais que tem um ideário de esquerda .
Naquele momento o chegada de um partido de esquerda ao segundo turno numa disputa presidencial por vias democráticas, era visto por setores da sociedade brasileira e alguns grupos políticos internacionais como algo ameaçador. Isso pode ser explicado pela base ideológica e movimentos sociais que sempre estiveram presentes durante o surgimento e consolidação do PT, e também pelo fato de manterem relações políticas com figuras polemicas de um ideário socialista como Fidel Castro e Hugo Chaves.
Em virtude do histórico do candidato Luís Inácio da Silva (Lula) de participação em movimentos grevista por ter exercido uma liderança sindical nos durante os anos 80, a direção de campanha busca trabalhar uma mudança na apresentação do discurso do se candidato. Pois as bases eleitorais que o partido visava conquistar temiam a figura e do sindicalista e grevista como liderança apesar do mesmo deter um grande um carisma e apelo popular. A característica do PT de ser um partido mais fechado para outras coligações políticas que não eram ligadas ideologicamente á esquerda contribuía para o receio desses eleitores.
O candidato do Lula ressalta a necessidade da abertura politica do partido ao citar uma passagem em que as lideranças intelectuais ligadas ao MST pregavam que o movimento deveria organizar a sociedade para que em trinta anos houvesse uma