granulometria
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E ECOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA
GEOVANIA DONADIA
ANALISE GRANULOMETRICA
E
MORFOSCOPIA DE GRAO DE QUARTZO
Vitória – ES
2014
Aula de Laboratório 28/08/2014 –Prática 1
Análise granulométrica e composicional
O objetivo deste experimento é trabalhar com os dados coletados anteriormente em um ensaio granulométrico através do peneiramento, possibilitando assim analisar a distribuição granulométrica da amostra e suas características física e composicional, com a finalidade de obter a curva granulométrica.
A análise granulométrica consiste na determinação das dimensões das partículas que constituem a amostra e no tratamento estatístico dessa informação. Basicamente, é determinar as dimensões das partículas individuais e estudar a sua distribuição.
Esse procedimento é feito por meio de peneiramento a seco, utilizando-se um conjunto de peneiras em intervalos que permitam o estabelecimento de uma curva da distribuição granulométrica por meio de interpolação. Descreve-se o formato a curva através de parâmetros estatísticos, que podem ser utilizados em análises classificatórias de correlação com outros parâmetros físicos ou biológicos.
A amostra é pesada, colocada no conjunto de peneiras e postas a agitar, durante 15 minutos. O material retido em cada peneira é coletado e pesado.
O conjunto de peneiras segue uma sequencia de intervalos de -2,00ɸ (fi) para abertura de 4mm a 4,00ɸ para abertura de 0,062mm. Para exemplificar, segue uma planilha
(Figura 1) de analise granulométrica dos pesos retidos em cada peneira, de uma amostra de sedimentos da praia de Meaípe (Face). Completada com a ficha laboratorial da amostra processada segundo os procedimentos descritos acima, com peso retido e peso retido acumulado em gramas e em porcentagem.
Segue os dados na tabela abaixo:
PESO
MALHA ABERTURA DIAMETRO PESO RETIDO RETIDO