Granulometria
TÉCNICO EM QUÍMICA
AULA PRATICA: PENEIRAMENTO
CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2014.
INTRODUÇÃO
O peneiramento é uma operação mecanica utilizada para separar materiais em duas ou mais frações, com particulas de tamanhos distintos. Neste processo é necessario observar uma serie de caracteristicas do material e do tipo de serviço que irá se prestar, para classificar diferentes tipos de materias primas ou produtos e subprodutos dentro de uma Indústria. Na indústria ceramica o peneiramento é um processo utilizado apos a passagem da materia prima pelo moinho de bolas, o pó passa por uma serie de peneiras, as particulas que ainda nao apresentam o tamanho adequado voltam para o moinho e aquelas que atingiram sao destinadas ao silos.
Neste relatorio iremos abordar como ocorre o processo de peneiramento, apartir de duas materias primas de granulometrias diferentes.
REFERENCIAL TEORICO
Uma das operaçoes mais simples de separação de solidos de granulometria diferente é o processo de peneirameto. Entende-se por separar um material em duas ou mais classes, as particulas passantes menores e as particulas retidas maiores. A dimensão do sólido pode ser classificada em Pós quando as particulas variam de 1 até 500 µm, Grânulos de 0.5mm-10mm e Blocos : Pequenos 1-5cm; Médios 5-15cm; Grandes : > 15cm.
As peneiras utilizadas na analise granulometrica obdecem diferente padronizaçoes sendo que as mais utilizadas são Série Tyler e ASTM.
A escala Tyler tem como abertura referencial 74µm=0,074mm já a ASTM utiliza 1000µm=1mm.
A Analise granulometrica é utilizada para determinar a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de graos representa na massa seca total utilizada para o