Física - A força de Atrito
RELATÓRIO DE FÍSICA
Andrieli Martins, Camile Lima e Eduarda Bueno
Prof. Maykon – Física.
411
Porto Alegre, 10 de Junho de 2014.
RELATÓRIO DE FÍSICA: A FORÇA DE ATRITO
Fundamentação Teórica:
Neste trabalho vamos discutir sobre força de atrito com base em um experimento realizado em aula. Pesquisar no Google o conceito de força de atrito e conceituar nesta parte.
A força de atrito é calculada conforme a equação , onde a força normal (N) é igual ao peso de um objeto multiplicado pela força da gravidade: N = P . g .
Objetivos: A finalidade deste relatório é mostrar que há relação entre a força de atrito que age em um objeto e o peso desse objeto.
Material utilizado: dps Metodologia:
Para calcular a força de atrito utilizamos um elástico preso à caixa com o auxílio de um grampeador. A força exercida para esticar o elástico pode ser determinada pela fórmula: F = K . x , onde “K” é a constante elástica da mola e “x” é a dilatação do elástico em centímetros.
Resultados e discussão:
No experimento realizado na aula prática .... a constante de atrito mantém sempre o mesmo valor, sendo que o peso do objeto variou de maneira linear. Sendo o peso do livro muito maior em comparação ao da caixa, pode-se desprezar o peso desta. Assim, o peso do objeto no primeiro experimento foi P, no segundo experimento foi 2P, e no terceiro experimento foi 3P. Pode-se dizer que a equação da força de atrito nos 3 experimentos foi: (onde P foi o peso do livro dentro da caixa)
Experimento 1: Fat1 =.P.g
Experimento 2: Fat2 =.2P.g
Experimento 3: Fat 3=.3P.g
No primeiro experimento onde colocamos somente 1 livro dentro da caixa de sapato a dilatação foi de 12 cm.
No segundo blabla
No terceiro blabla.
Experimento 1: F1 = k .12
Experimento 2: F2 = k . 16
Experimento 3: F3 = k . 19
F2/F1 = 16/12 = 1,33
F3/F1 =