Granulometria
Determinar o teor de umidade e analisar a granulometria de um tipo de solo.
Teor de Umidade: Determinar a quantidade de água que existem nos vazios do solo fino, pois essa quantidade de água influencia no comportamento do solo na Engenharia.
Granulometria: O ensaio tem como objetivo determinar e analisar a graduação (distribuição de tamanhos) dos grãos do solo ,utilizando como parâmetro a escala da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas). Foi feito ensaios de peneiramento e sedimentação até podermos traçar uma curva granulométrica.
2 METODOLOGIA
MATERIAIS UTILIZADOS
APROXIMADAMENTE 150G DE SOLO‘
CÁPSULA METÁLICA
DISPERSOR COM HASTES METÁLICAS
BALANÇA DE PRECISÃO
ESTUFA
VIBRADOR PARA PENEIRAS
TERMÔMETRO DIGITAL
PENEIRAS Nº 3/8, 4, 10, 20, 40, 60, 100,140 e 200
CÁPSULA DE PORCELANA
PENEIRA Nº10 (2MM)
PINÇA METÁLICA
DENSIMETRO
2.1 ENSAIO DO TEOR DE UMIDADE
Primeiramente foram coletados aproximadamente 150g do solo a ser ensaiado. Esse solo coletado foi passado na peneira nº10, os grãos que ficaram retidos na peneira foram excluídos do ensaio. Aproximadamente 70g desse solo foram separadas para a realização do teste de TEOR DE UMIDADE. Duas cápsulas metálicas, vazias, com suas respectivas tampas, foram pesadas individualmente com precisão de 0,01g e seus pesos foram devidamente lidos e anotados. As 70g de solo separado foram distribuídas de uma maneira uniforme dentro das 2 cápsulas e novamente foram pesadas. As cápsulas com solo, abertas e juntamente com suas respectivas tampas foram levadas a estufa em temperatura que variou de 105 a 110 ºC durante um tempo aproximadamente igual a 120 horas. Após a secagem, as cápsulas foram retiradas da estufa com o auxilio de uma bandeja e uma pinça metálica, e novamente levadas a balança de precisão. O peso seco de cada cápsula junto com o solo e a tampa foi anotado.
Após esse processo foram realizados cálculos e o valor médio do teor de umidade do solo que foi