Granulometria
Nos dias 17 e 24 de março e 14 de abril de 2010 foram ministradas as aulas práticas da disciplina de Mecânica dos Solos III pela Professora Andréia Sarmento e pelos Técnicos Roboredo, Mário e Adnelson . Essas aulas visavam ilustrar as aulas teóricas ministradas pelo Professor Manoel Isidro referente a granulometria de um solo. Essa granulometria será obtida através de ensaios de peneiramento e sedimentação. O objetivo final de se realizar ensaios de granulometria é classificar o solo como sendo arenoso, argiloso e/ou siltoso.
ii. Conceitos Principais
Umidade Higroscópica (H%)
A porcentagem de umidade em um solo é definida pela divisão da massa de água pela massa de sólidos e então multiplicada por 100.
Massa da água (Mw)
A massa da água é obtida quando se retira a massa da cápsula e do solo seco da massa do solo quando está úmida.
Massa de sólidos (Msólidos)
A massa de sólidos é obtida quando se retira a massa da cápsula da massa do solo após seco, normalmente em estufa.
Massa do solo (Msolo)
A massa do solo é determinada pela divisão da massa total pela soma de umidade mais um.
Coeficiente de Uniformidade (Cu)
É representado pela divisão da porcentagem obtida na granulometria em 60% pela de 10%. Cu > 15 – Desuniforme 5 < Cu < 15 – Medianamente uniforme Cu < 15 – Uniforme
Coeficiente de Curvatura (Cc)
É representado pela divisão do quadrado da porcentagem encontrada em 30% pela multiplicação das granulometria encontradas em 10% e 60%. 1 < Cc < 3 – Bem graduado
Observação:
Todo solo bem graduado é desuniforme, a sua curva granulométrica tende a ser mais inclinada. Porém nem todo solo desuniforme é bem graduado.