granulometria
Granulometria é o estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo, ou seja, é a distribuição, em porcentagem, dos diversos tamanhos de grãos e ainda, a determinação das dimensões das partículas de agregados e de suas respectivas porcentagens de ocorrência.
O principal objetivo é conhecer a distribuição granulométrica do agregado durante os ensaios e representá-la através de uma curva denominada curva granulométrica, possibilitando assim a determinação de suas características físicas.
Os ensaios granulométricos podem ser realizados através do peneiramento, da sedimentação, da combinação de ambos ou por difração de laser.
Através da granulometria é possível fazer análises de solo. Neste caso fizemos 4 ensaios, 2 utilizando areia e 2 utilizando brita. Nestes ensaios foram recolhidos uma determinada quantidade de materiais para serem analisados, 1 kg de areia e 2 kg de brita, estes foram peneirados e pesados e por fim foram retirados os dados obtidos para realização do relatório.
2. OBJETIVO
Realizar o ensaio de granulometria por meio de peneiramento com a finalidade de recolher dados para executar a curva granulométrica do agregado, neste, iremos utilizar areia e brita. Para isso iremos pesar as massas retidas em cada peneira para encontrar os percentuais retidos e acumulados para desenvolver o cálculo do módulo de finura.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais
Areia
Brita
Pá
Balança
Peneirador
Peneiras (Mesh 1”, 3/4", 1/2”, 3/8”, 4, 8, 16, 30, 50 e 100)
Prato (utilizado ao fundo das peneiras)
Calculadora
3.2 Métodos
O método utilizado em todos os ensaios foi o método de peneiramento, que consiste na coleta do material, sua pesagem, agitação no peneirador, pesagem de cada peneira e coleta de resultados retidos uma a uma.
4. RESULTADOS
Logo que coletado todos os dados obtidos nos ensaios traça-se uma curva com seus respectivos resultados, denominado curva