patrimonio
Em 1928, iniciou-se a construção da sede definitiva em terreno doado pela prefeitura de Belo Horizonte, que foi inaugurada em 19 de agosto de1929. Em 1988 o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais tombou o edifício sede em nível estadual, e em 1994 o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte também tombou o edifício em nível municipal.
Arquiteto: Luís Signorelli
Ano: 1928
Tombado por: IEPHA/ MG, em 1988
Área: 4.000m2
Localização: Av. Afonso Pena, 1394
Museu de Arte da Pampulha
O Museu de Arte da Pampulha, antigo Cassino da Pampulha enfoca tendências artísticas variadas em mostras, pesquisa e conceituação.
É um dos prédios construidos por Oscar Niemeyer ao redor da lagoa da Pampulha, no bairro Jardim Atlântico em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, a pedido do então prefeitoJuscelino Kubitschek, no início da década de quarenta.
O prédio faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que se complementa com a igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile da Pampulha e o Iate Clube. Foi o primeiro prédio do conjunto a ser construído.
Passou a funcionar como museu em 1957, quando era conhecido como "Palácio de Cristal".
Burle Marx assina os jardins externos, que são decorados por três esculturas (deCeschiatti, Zamoyski e José Pedrosa).
Arquiteto: Oscar Niemeyer
Ano:1944
Tombado por: IPHAN, em 1997
Localização: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585
Teatro Francisco Nunes
Sediado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti em Belo Horizonte, o Teatro Francisco Nunes, inicialmente chamado Teatro de Emergência , foi inaugurado em 1950 pelo Prefeito Otacílio Negrão de Lima. Nessa época, a cidade encontrava-se carente de teatros: o antigo Teatro Municipal havia se transformado no Cine Metrópole, demolido em 1983, e o Palácio das Artes ainda estava em construção.
Arquiteto: Luiz Signorelli
Ano: 1950