Abordagens Metodológicas do Teatro na Educação
Curso de Museologia
Disciplina: Museologia 3
Período: 2º ∕2014
Professor: Matias Monteiro
Nome do aluno: Júlio Gusmão Amaral / matrícula: 13/0062383
Brasília, data: 25/08/2014
Resenha
Referência
KOUDELA, Ingrid Dormien; SANTANA, Arão Paranaguá. Abordagens Metodológicas do Teatro na Educação. In: CARREIRA, André (Org.). Metodologias da Pesquisa em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.
Sobre os autores
Ingrid Dormien Koudela, Graduada em Artes Cênicas pela ECA/USP (1971) com Mestrado, Doutorado e Livre Docencia pela ECA/USP. Atualmente é pesquisador com Bolsa de Produtividade de Pesquisa pelo CNPq. Autora de Jogos Teatrais (Perspectiva,2011 ); Texto e Jogo (Perspectiva,2010 ); Brecht: um jogo de aprendizagem (Perspectiva,2010 ); Brecht na Pós-Modernidade (Perspectiva, 2012); Heiner Müller: o espanto no teatro (Perspectiva, 2003); Bücher: na pena e na cena (Perspectiva, 2004) entre outros. Introdutora do sistema de Jogos Teatrais de Viola Spolin no Brasil, é tradutora de Improvisação para o Teatro (Perspectiva,2012 ) e O Jogo Teatral no Livro do Diretor (Perspectiva, 2010) entre outros.
Arão Paranaguá de Santana, Professor Doutor da Universidade Federal do Maranhão, UFMA.
Desenvolvimento
Neste texto, o autor nos traz uma análise de conceitos, práticas e tendências prevalecentes no teatro educacional, manifesta-se na reflexão sobre a base e em conjunto com a história e a estética do teatro, dada a realidade do Brasil como um objeto de pesquisa. Este artigo apresenta uma discussão sobre o conteúdo e a metodologia de orientação à teoria e a prática da educação nesta área do conhecimento, com ênfase no jogo dramático, no jogo teatral e no jogo de aprendizagem brechtiano. Abordagem a partir da perspectiva da pedagogia teatral, ver se o sujeito participante - leitor e receptor - na aprendizagem e valorização da linguagem dramática.
Do ponto de vista epistemológico, por algum tempo, noções básicas