granuloma
TURMA: 3O A - Noturno
Andréa Guedes
Andria Gomes
Jéssica Pinheiro
Patologia - Granuloma
MANAUS
2014
1- Defina o que é granuloma. (0,5)
O granuloma consiste em estruturas encontradas em determinados estados patológicos específicos que evoluem para um processo inflamatório crônico específico, também chamado de inflamação granulomatosa.
2-Com acontece a formação do granuloma fisiologicamente? (0,5)
Estas estruturas podem surgir nas manifestações de respostas persistentes de células T à determinadas bactérias, como, por exemplo, a Mycobacterium tuberculosis e Treponema pallidum e a alguns fungos. Também podem ser produzidos em resposta a corpos estranhos. Primeiramente, há a invasão do agente infeccioso e, consequentemente, a multiplicação do número de macrófagos para fago citá-lo. Quando essas células maturam, podem passar a ser chamadas de epitelóide, pois adquirem um aspecto muitopróximo daquele encontrado nas células epiteliais. Um agregado microscópico de células epitelóide rodeadas por um “colar” de linfócitos e alguns plasmódios se forma.
Frequentemente, as células epitelóide se fundem umas com as outras, originando as células gigantes (multinucleadas). Essas células são constituídas por uma grande massa citoplasmática contendo 20 ou menores núcleos arranjados perifericamente (células de Lanhas) ou de maneira desordenada (célula gigante de corpo estranho) e ocupam, inicialmente, a porção central do granuloma. Na periferia, são observados linfócitos do tipo T, os quais caracterizam uma resposta de hipersensibilidade tardia. Distanciando-se ainda mais do centro, encontram-se fibroblastos e vasos sanguíneos, os primeiros para dar suporte à estrutura granuloma tosa e os segundos, para nutri-la. Com o passar do tempo e o crescimento de granuloma, sua porção central pode sofrer necrose casposa, devido à carência nutricional. Forma-se, então, um centro necrótico.
3-Quais são as características