resumo INFLAMA O CR NICA
Inflamação Crônica: inflamação prolongada e persistente, onde o estímulo a resposta inflamatória é duradouro. É considerada como crônica, a inflamação que dura de 6 semanas até alguns meses. Porém, as doenças auto-imunes (mais comum: artrite reumatóide e lúpus eritematoso sistêmico) , que são respostas inflamatórias crônicas, podem persistir por muitos anos e alguns indivíduos convivem com esse processo por toda a vida.
Podem ser causadas por microrganismos que tem uma baixa toxicidade, ou seja, uma virulência menor e aqueles que suscitam uma resposta imunológica que suscitam uma hipersensibilidade tardia.
Ex: Micobacterium tuberculosis: a tuberculose é uma doença inflamatória crônica; Treponema pallidum: causador da sífilis; a maioria dos vírus; fungos de maneira geral, que geram uma resposta granulomatosa assim como M.tuberculosis e alguns parasitas.
Obs: coloração de ziehl neelsen utilizada para visualização de bactérias álcool-ácido resistente, como por exemplo, M.tuberculosis.
Só tem como confirmar o diagnostico se conseguir identificar o microrganismo causador, sendo assim as informações clínicas do paciente sozinhas não confirmam um diagnóstico, apenas ajudam a determinar o mesmo.
Na inflamação aguda, o infiltrado inflamatório é rico em polimorfonucleares(basicamente neutrófilos), porém, na inflamação crônica, esse infiltrado é rico em células mononucleares (basicamente macrófagos, plasmócitos e linfócitos). Essas células vão até o local da inflamação e conseguem chegar lá através dos mesmos princípios utilizados para a inflamação aguda. O próprio agente causador da resposta inflamatória gera uma característica marcante na inflamação crônica, que é a destruição de um tecido. Toda inflamação crônica culmina com destruição do sitio em que ocorreu o processo inflamatório.
A destruição tenta ser consertada pelo processo de angiogênese (formação de novos capilares). Através destes novos capilares, irão chegar fibroblastos, que se depositam no