Projeto de pesquisa
Bruna Miranda Alves
Tema: Adolescência e gravidez: elementos de análise para pensar nas determinações e consequências desse fenômeno.
Objeto de estudo: Mudanças e consequências causadas pela gravidez na adolescência.
Problema: De que maneira a gravidez na adolescência está sendo vista e vivida pela grávida adolescente, seus responsáveis e o pai da criança?
Hipótese: A forma que a família, o pai da criança e a adolescente veem e tratam essa situação, precisa ser identificada pelo fato desta concepção estar diretamente relacionada aos valores sociais e morais que existem no meio onde a jovem está inserida.
Objetivo Geral: Analisar a gravidez inesperada durante a adolescência e as dificuldades que os jovens e familiares sofrem em sua consequência e contextualiza-la, atribuindo os aspectos de ordem familiar, biológico, sociais e psicológicos.
Objetivo específico: O projeto tem a intenção de discutir a gravidez na adolescência enquanto problema social, identificar seus fatores determinantes e conhecer os aspectos psicológicos dos jovens envolvidos e seus familiares.
Justificativa
A adolescência é considerada uma fase de evolução que tem como característica o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial que vai dos 10 aos 19 anos de idade, segundo a Organização Social de Saúde (OMS). Pode se afirmar que seu início é a puberdade e termina com a inserção social, profissional e econômica, de acordo com a definição usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,2007) e pelo Ministério da Saúde. Porém o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera que a adolescência é o período compreendido entre os 12 e os 18 anos. A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. Adolescência e gravidez quando ocorrem juntas, acarretam grandes consequências principalmente para os adolescentes envolvidos e seus familiares. Existe