exercicios fisicos no sistema cardiovascular
A prática regular de atividade física ou mesmo o estilo de vida mais ativa tem demonstrado ser um meio de proteção contra a ocorrência de doenças cardiovasculares, reduzindo, não só a mortalidade cardiovascular, mas também a mortalidade por todas as causas. O sistema cardiovascular de uma pessoa que pratica atividade física tem um comportamento melhor do que uma pessoa sedentária, reduz o colesterol ruim (o LDC), aumenta o bom colesterol (HDL) e também o efeito sobre a glicemia e metabolismo do cálcio. O sedentarismo em pessoas portadoras de hipertensão, diabetes, doença coronária ou dislipidemia está associado ao aumento do risco de morte.
O sedentarismo em pessoas portadoras de hipertensão, diabetes, doença coronária ou dislipidemia está associado ao aumento do risco de morte.
O primeiro estudo brasileiro sobre risco cardiovascular publicado em 1990 mostra que, na cidade de São Paulo, o fator de risco com maior prevalência foi o sedentarismo (69,3%), em ordem decrescente, o tabagismo (37,9%), hipertensão arterial (22,3%), obesidade (18%) e alcoolismo (7,7%).
A prática regular de atividade física ou mesmo o estilo de vida mais ativa tem demonstrado ser um meio de proteção contra a ocorrência de doenças cardiovasculares, reduzindo, não só a mortalidade cardiovascular, mas também a mortalidade por todas as causas.
Apesar de estes estudos estarem bem conclusivos, apenas 10 a 30% dos candidatos estão participando de programa formal de reabilitação cardíaca.
Como pode ajudar: Redução de peso, o qual poderia provocar um uma diminuição na pressão arterial, principalmente a sistólica;
* Adaptações nas paredes dos vasos, suportando melhor as variações pressóricas;
* Aumento do HDL, colesterol bom, tanto em exercícios aeróbias e anaeróbias, alterando a relação HDL/LDL, podendo diminuir o surgimento da aterosclerose, placa de gordura na parede interna do vaso;
* Diminuição