Granuloma Piog Nico

905 palavras 4 páginas
Granuloma Piogênico - Hemangioma Lobular
O granuloma piogênico é denominado mais corretamente de granuloma telangiectásico. É um tumor formado no tecido granuloso; massa supérflua de tecido de granulação formada no local de uma infecção localizada demorada. Popularmente conhecido como "carne esponjosa", é uma proliferação vascular benigna que forma uma lesão tumoral secundária a um traumatismo, em resposta a agentes agressores de baixa virulência como os provocados pelos alicates das manicures ou por uma onicocriptose (unha encravada), trauma ou infecção bacteriana, sendo a prega ungueal a sua localização mais comum. Surge em qualquer idade e em ambos os sexos. Pode afetar também a cavidade oral, especialmente gengiva, embora possa ser observado nos lábios, língua, mucosas e palato.

Apresenta-se como lesão hiperplástica, de forma nodular, friável, eritematosa (coloração avermelhada, arroxeada) com tamanho diretamente relacionado com o tempo de evolução. Sua superfície pode apresentar-se ulcerada e geralmente úmida, de consistência mole e que sangra facilmente aos pequenos traumatismos e com história de crescimento rápido, durante um período de algumas semanas atingindo o tamanho máximo de até dois cm de diâmetro, o sangramento pode dar origem à formação de crostas escuras sobre a lesão. Geralmente acompanha-se de processo inflamatório local, inchaço e dor na pele resultado da penetração da lâmina ungueal (espícula) no tecido celular subcutâneo ao redor da lesão. Alguns granulomas piogênicos podem regredir espontaneamente, porém há casos que requerem tratamento, dentro de alguns meses até dois anos, variando de acordo com o quadro.

Há várias opções de tratamento, podológico, crioterapia, eletrocauterização, curetagem, lasers, aplicação de ácido tricloroacético, imiquimode e microembolização. A cura do granuloma ocorre mediante o desaparecimento do agente infeccioso, resultando em uma cicatrização ou regeneração.

A formação dos granulomas segue um padrão de

Relacionados