Filme Lutero Dialogando
O filme retrata a vida de Martinho Lutero, que fez seu voto de castidade após passar por uma forte tempestade, e que se Deus o poupasse, dedicaria sua vida para servi-lo. Após isto vai para um convento, onde começa seus estudos. Mesmo em sua primeira missa, Se sentia inseguro.
"Para restaurar a verdade seria preciso transformação, prática, uma análise que revide esses fatos como consequências de determinadas políticas que servem ao capital e não dos homens. " (Nolfgans) pg 9.
Lutero é enviado a Roma para conhecer o centro do catolicismo, nesta viagem ele toma conhecimento das indulgências que segundo a Igreja Católica só seria livre do purgatório quem comprasse. Lutero demonstra que não se sentia bem com essas práticas, ele identificou por exemplo: a existência de prostíbulos "Específicos", para monges, centenas de pessoas, entregando o pouco que possuíam para seu sustento em nome da "salvação", pregados pelos líderes católicos.
O homem renascentista pressupõe uma ruptura com o modelo medieval, submisso a ordem teológica, para colocar em seu lugar uma atitude auto afirmativa, com foco no mundo terreno e "nesta vida" (Maquiavel) pg. 3.
Lutero volta e vai parar Witten Berg aonde completou seus estudos e formou-se em teologia e direito. De posse desses conhecimentos torna-se um crítico feroz nas práticas da venda de indulgências a falta de vocação (Simonia) A venda de favores divinos, bênçãos, etc…
"A liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua próxima natureza, ou seja, de sua vida, e consequentemente de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento em razão ele indiquem como meios adequados a este fim". (Hobbes pg. 59).
Tezel um dos membros que participava do processo de Inquisição da