Graficos de controle
CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
WILLIAM SOUSA DA SILVA
GRÁFICOS DE CONTROLE POR ATRIBUTOS
PATO BRANCO – PR
2010
1. Introdução
No passado, acreditava-se que níveis muito altos de qualidade e bem-estar econômico eram objetivos incompatíveis. Mas, hoje se sabe que níveis de qualidade crescente podem levar a um decréscimo dos custos, proporcionar maior satisfação do consumidor e acima de tudo aumentar a lucratividade. É justamente por isso, que surgiram técnicas de estatística para desenvolvimento de qualidade de produtos e para a identificação de problemas de qualidade em vários estágios da produção e distribuição.
Os gráficos de controle são utilizados extensivamente na indústria como uma técnica de diagnóstico para o monitoramento dos processos de produção a fim de identificar instabilidades e circunstâncias não usuais. Eles fornecem um mecanismo para reconhecer diversas situações que podem afetar a qualidade do produto. Por exemplo, uma vez que o gráfico indica uma situação fora do controle, uma investigação pode ser iniciada para identificar as causas e providenciar ações corretivas.
2. Desenvolvimento
De um modo geral podemos dividir os gráficos de controle em dois grandes grupos:
Gráficos de controle para variáveis.
Gráficos de controle para atributos.
Variáveis: Dados que podem ser medidos, ou sofrem variação contínua, tais como, resistência à atração dureza, uma dimensão etc.
Atributos: Dados que só podem ser contados ou classificados, tais como, passa/não passa, claro/escuro, com trinca/sem trinca etc.
2.1 Gráficos de controle de atributos
A expressão dados de atributo é utilizada na literatura de controle de qualidade para descrever dois processos:
i. Cada item produzido é defeituoso ou não defeituoso. ii. Um único item pode ter um ou mais defeitos, e o número de defeitos é determinado.
No primeiro caso, o gráfico está baseado na distribuição binomial;