Transmissor de Frequência Modulada
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 DIAGRAMA ESQUEMÁTICO 8 ANEXOS 9 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Com o conhecimento adquirido nas disciplinas do 3º Módulo: Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Automação Industrial, Prática de Laboratório e Telecomunicações, em conjunto com o aprendizado do 1º e 2º Módulos, no curso técnico em eletrônica, o presente relatório propõe-se a identificar, conhecer e aplicar os componentes eletrônicos necessários na montagem de um transmissor de FM, visando entender o funcionamento da mesma.
2 DESENVOLVIMENTO
A partir do roteiro disponibilizado pelos professores do curso, o grupo iniciou a elaboração do projeto da montagem de um amplificador de áudio.
O primeiro passo foi à compra dos componentes em lojas especializadas em eletrônica. A relação de componentes é a seguinte:
1 capacitor eletrolítico 10 µ F * 16 V;
1 capacitor cerâmico 47 nF;
1 capacitor cerâmico 100 nF;
1 capacitor cerâmico 4,7 nF;
1 capacitor Trimmer de 3 a 30 pF;
1 resistor 10 kΩ;
1 resistor 8,2 kΩ;
1 resistor 5,6 kΩ;
1 resistor 47 Ω;
1 suporte para bateria de 9 V com soquete;
1 bateria alcalina de 9 V;
1 microfone de eletreto;
1 bobina de 0,3 uH(construir com 4 espiras de fio 20 AWG);
1 placa com circuito impresso 10X10;
1 transmissor BF 494 ou BF 495.
A etapa seguinte, a criação do layout da placa utilizando o software PROTEUS. O desenho foi impresso em papel Glossy para transferência. Usando uma palha de aço, retirou-se todo o óxido cúprico de um dos lados da placa. Em seguida, usou-se o álcool isopropílico para retirar qualquer resquício de gordura. Com o auxílio de um ferro de passar roupas, iniciou-se a transferência do lay out impresso para a placa de fenolite. O tempo gasto girou em torno de 20 segundos, mais