Modulacao am/fm
Explicação sobre as modulações analógicas presentes em radiofreqüências tais como CW,AM,SSB,FM,FSK.
Modulação são o processo através do qual voz, música, e outro sinal "inteligível" são adicionados às ondas de rádio produzidas por um transmissor. Os diferentes métodos de modular um sinal de radio são chamados de modos. Um sinal de radio não modulado é conhecido como portadora. Quando se escuta uma lacuna entre músicas ou anúncios em uma estação de rádio, na realidade, está se "escutando" a portadora. Enquanto a portadora não contém nenhuma mensagem, pode-se dizer que está sendo transmitida porque anula a ruído de fundo no seu radio.
Por definição, a modulação é a variação de um parâmetro de uma onda portadora senoidal, de maneira linearmente proporcional ao valor instantâneo do sinal modulante ou informação. Por sua vez, a portadora é a onda senoidal que, pela modulação de um dos seus parâmetros, permite a transposição espectral da informação (ou sinal modulante). Devido à portadora senoidal ter três parâmetros: Amplitude, Frequência e Fase, existem três formas básicas de modulação: Modulação em Amplitude (AM), modulação em frequência (FM) e modulação em fase (PM Phase Modulation).
Para visualizarmos melhor os conceitos apresentados, podemos observar na figura abaixo a forma de onda senoidal que consiste a portadora:
Os diferentes modos de modulação têm suas vantagens e vantagens. Aqui está apresentado um breve resumo.
(CW) Continuous Wave
CW (Onda Contínua) é a mais simples forma de modulação. A saída do transmissor é chaveada ligada e desligada, tipicamente para formar os caracteres do código Morse.
Os transmissores de CW são simples e baratos, e o sinal CW transmitido não ocupa muito espaço em frequência (geralmente, menos que 500 Hz). Entretanto, os sinais de CW serão difíceis de serem ouvidos em um receptor normal; você irá ouvir apenas um rápido e fraco período onde o ruído de fundo se torna quito conforme os