Transmissor de Frequencia
CEE – Curso de Engenharia Elétrica
RELATÓRIO – PROJETO INTERDISCIPLINAR
Coronel Fabriciano
Junho/2014
TRANSMISSOR DE FREQUÊNCIA
Relatório referente ao projeto interdisciplinar do curso de Engenharia Elétrica, quarto período do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.
Coronel Fabriciano
Junho/2014
Sumário
1.Introdução 3
2.Objetivos 4
2.1.Objetivo acadêmico 4
2.2.Objetivo social 5
2.3.Objetivo técnico 5
3.Desenvolvimento 5
4.Conclusão 7
5.Bibliografias 8
6.Anexos 9
1. Introdução
Transmissores de rádio são equipamentos que emitem ondas eletromagnéticas, essas ondas comumente chamadas de ondas de rádio se propagam das extremidades da antena, expandindo-se em todas as direções do formato de uma grande esfera espacial. Essa comunicação é feita em faixas de frequência específicas com tipos de modulações que variam conforme o objetivo de uso. Na transmissão de áudio via rádios FM (Frequência Modulada) o som é transmitido por ondas eletromagnéticas que variam entre 87,5 MHz a 108 MHz. A alta frequência da transmissão FM inibe possíveis interferências, garantindo qualidade sonora, assim como idealizou seu criador Edwin Armstrong. Portanto, na construção de um transmissor FM, componentes que delimitam a frequência das ondas emitidas, como a bobina e o trimmer, são cruciais para um bom funcionamento do mesmo.
Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894) foi um físico alemão, de origem judaica. Foi o responsável pela descoberta das ondas eletromagnéticas em 1888, tendo sido atribuído à unidade de frequência o seu nome, em sua homenagem. Demonstrou a existência da radiação eletromagnética criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio.
Edwin Howard Armstrong, engenheiro eletricista e inventor norte-americano, famoso por suas importantes contribuições para o desenvolvimento do