Graduando
Representações da História e Cultura das Highlands em Valente.
Jackson Franco de Sá Monteiro Universidade Federal do Maranhão – UFMA jack_francodesa@yahoo.com.br
Resumo: Este artigo tem por objetivo fazer uma análise fílmica da animação da Pixar/ Disney, Valente (Brave). Com foco nos aspectos sociais e culturais das Terras Altas escocesas representadas na animação, buscando analisar o imaginário sobre a história e sociedade escocesa da alta Idade Média. Também buscamos mostrar que se utilizado por um professor preparado, o cinema é um valioso recurso para o ensino da história. Como fonte foram utilizados principalmente Palavras chave: Escócia – Celtas – Tradições – Cinema.
1
História, imagem e narrativas No 15, outubro/2012 ‐ ISSN 1808‐9895 ‐ http://www.historiaimagem.com.br
“Há os que dizem que nosso destino está ligado a terra como uma parte de nós, pois somos parte dela. Outros dizem que o destino é entrelaçado como um tecido, de modo que o destino de um se interliga com os de muitos outros. È por isso que procuramos e lutamos para mudar. Alguns nunca encontram. Mas há os que são guiados.” Merida.
1. O CINEMA COMO OBJETO DE ESTUDO Anteriormente limitados às fontes tradicionais (documentos escritos e achados arqueológicos), os historiadores no século XX, principalmente a partir da segunda metade, incorporaram novos tipos de fontes na analise do passado, assim como abrangeram seus objetos de estudo. O que Peter Burke chama de virada em direção à antropologia da História Cultural (2005, p. 44) O cinema, por exemplo, é uma dessas ferramentas, podendo ser utilizado como material complementar ao lecionar e como objeto de pesquisa. Existem várias categorias de filmes que podem ser enquadrados em um gradiente de maior ou menor teor histórico, e mesmo produções que aparentemente não possuem um contexto relacionado à História, podem