Experimento colisões
Neste experimento, visamos o estudo das Colisões, que podem ser classificadas como elásticas, inelásticas e perfeitamente inelásticas. Onde na primeira há conservação do momento linear e da energia cinética. E na segunda, há somente a conservação do momento linear. Sendo que um dos objetivos do experimento é analisar um processo de colisão elástica e concluir qual a melhor situação física para realizar-se o experimento de um processo de colisão elástico e inelástico em um trilho de ar. E por ultimo, verificar experimentalmente os princípios de conservação do momento linear e da energia cinética do sistema. Sendo que tais experimentos foram feitos usando trilho de ar azeheb.
2. Introdução Geral
Em física, uma colisão consiste no choque entre partículas elementares. É importante referir as características de uma colisão: é uma interação entre corpos, sendo possível distinguir os instantes correspondentes ao antes e ao depois da interação; durante uma colisão não atuam forças exteriores (que se desprezam) no sistema. Trata-se de um sistema isolado no qual se verifica a lei da conservação do momento linear.
Consoante há conservação ou não conservação da energia cinética, as colisões podem ser classificadas em colisões elásticas, colisões inelásticas e colisões perfeitamente inelásticas.
As colisões elásticas consistem em colisões nas quais a energia cinética total do sistema possui o mesmo valor antes, durante e após o choque. As colisões elásticas só ocorrem se não houver conversão de energia cinética noutras formas de energia, como na colisão dos átomos. No caso de corpos macroscópicos esta não será a causa de alguma energia se transformar em calor.
As colisões inelásticas ocorrem quando a energia cinética total do sistema varia, não se mantendo constante (não é conservada). Parte da energia cinética dos corpos que chocam é convertida em energia interna de um corpo, e por isso não há conservação da energia cinética. Em colisões de corpos