Planos de aula de futsal
ALUNO (A)
Origem dos jogos olímpicos
CIDADE
2013
ALUNO(A)
EDUCAÇÃO FÍSICA
UNIDADE BÁSICA DE BIOCIÊNCIAS
Origem dos Jogos Olímpicos
Trabalho apresentado à Disciplina: Filosofia - como requisito parcial para obtenção da nota bimestral (2º bimestre/1º semestre – 2013) Orientador: Mário.
MINEIROS/GO
2013
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade
1. Origem
Os Jogos Olímpicos originais duraram mais de mil anos, de 776 antes de Cristo a 395 depois de Cristo. Mesmo antes disso já existiam competições parecidas, mas só a partir de 776 a.C. há registro oficial dos jogos. Assim como a imitação moderna, as Olimpíadas, os jogos eram realizados de quatro em quatro anos. Uma diferença com os jogos de hoje é que antigamente o local era sempre o mesmo: a cidade de Olímpia, na Grécia. Desde os tempos pré-históricos esse local era considerado sagrado, e quem passava deixava uma oferenda para os deuses. Aos poucos começou a predominar ali a adoração a Zeus, que era o principal deus grego, e alguns altares foram, aos poucos, construídos. Existem lendas que explicam porque os jogos foram iniciados e porque aconteceram em Olímpia, mas não se conhece as razões reais.
Os esportes, na sua origem, eram parte do treinamento para soldados. Corridas, saltos, lutas, arremesso de dardo ou martelo, tudo isso tem a ver com a guerra. Mesmo a ginástica olímpica tem origem militar. Não é por acaso que uma das modalidades, aquela em que o ginasta fica girando sobre as mãos em cima de um cavalete, chama-se "cavalo". Isso era treino para soldados de cavalaria adquirirem mais agilidade em cima de seus animais.
Ao mesmo tempo, havia um lado religioso nos jogos. Existe uma crença grega que diz que o corpo tem tanta importância quanto o intelecto e o espírito, e que a melhor maneira de honrar a Zeus é cuidar dos dois aspectos, o físico e o espiritual.