Graduando
1- O que justifica na RDC n° 20/2011 que as receitas para a aquisição de antimicrobianos tenham validade de 10 dias? Conforme a RDC 44/2010, que foi revogada para RDC 20/2011 justifica-se que as receitas dos antimicrobianos têm validade de 10 dias por causa das especificidades dos mecanismos de ação dos antimicrobianos. Sendo que todas as prescrições deverão ter as suas movimentações registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC)
2- Quais são os profissionais habilitados a prescrever antimicrobianos? Apenas profissionais habilitados.
3- O que é monitoramento sanitário? Quem é responsável por executá-lo? Qual meio legal utilizado para a execução deste monitoramento? Monitoramento sanitário acompanha sistematicamente os indicadores de operação que são relativos ao credenciamento das empresas no sistema a retenção das receitas a escrituração, o envio dos arquivos eletrônicos e também a eficiência do sistema de gerenciamento de dados, que tem por finalidade contribuir com os instrumentos da vigilância sanitária e fiscalização sanitária. A responsabilidade do monitoramento sanitário é única e exclusivamente da vigilância sanitária. O sistema é composto por três componentes básicos: coleta de dados, analise regular dos mesmos bem como a ampla e periódica disseminação.
4- Classificar os fármacos incluídos no anexo da RDC n° 20/2011 de acordo com o grupo farmacológico e apresentar as ações farmacológicas utilizando no mínimo três fontes diferentes.
LISTA DE ANTIMICROBIANOS REGISTRADOS NA ANVISA
1. Ácido clavulânico: Inibidor da Betalactamase Ações: Usado em infecções da pele e também utilizado em combinação com amoxicilina permitindo o tratamento de infecções por bactérias que resistem à amoxicilina, por produzir beta-lactamases.
7. Amoxicilina: Antibiótico Betalactâmico: Penicilinas Ações: Infecção respiratória,