Exame físico - cabeça e pescoço
Tamanho e forma do crânio Posição e movimentos Superfície e couro cabeludo Exame geral da face Exame dos olhos e supercílios Exame do nariz Exame dos lábios Exame da cavidade bucal Exame otorrino laringo lógico
Tamanho e FormaÉ comum medir no segmento pediátrico para acompanhar o desenvolvimento cefálico. No recém-nascido a cabeça predomina sobre o tronco, e posteriormente inverte.
a) Macrocefalia (crânio grande): Hidrocefalia, disostose cleidocraniana, raquitismo...
b) Microcefalia: Parada de crescimento da massa encefálica, acompanhada de retardo mental.
Quanto a forma temos:
1. Acrocefalia ou crânio em torre (tuTricefalia ). A cabeça é alongada para cima, pontuda, lembrando uma torre. É a forma mais freqüente de cranioestenose; pode mostrar-se isolada ou associada a outras anomalias esqueléticas.
2. Escafocefa/ia. Levantamento da parte mediana do crânio, dando um aspecto de casco de navio imertido
.
3. Dolicocefalia. Aumento do diâmetro àntero-posterior, que se torna muito maior que o transverso.
4. Braquicefalia. Corresponde ao aumento do di.1metro transverso.
5. Plagiocefalia. É a deformidade em que o crànio fica com aspecto assimétrico, saliente anteriormente de um lado e posteriormente do outro.
Indice cefálico
Dado pelo diâmetro transversalx100/diâmetro longitudinal, avalia variações antropológicas da população (IC 65 a 74,9 = Dolicocéfalo cabeça ovoide negros, 75 a 79,9 cabeça arredondada branco; 80 a 90 cabeça achatada.)
Posição e movimentosÉ considerado anormal a situação em que a cabeça fique fora do eixo da coluna. O desvio mais comum é o torcicolo (lateral) e os movimentos são os tiques.
Superfície e couro cabeludoA inspeção e palpação pode encontra saliências, depressões e pontos dolorosos. A fontanela anterior em crianças se hipertensa e saliente indica aumento da pressão intracraniana, se hipotensa e deprimida é