Aliança estratégica para construção de um edifício
1.1 Estratégia e seleção de parceiros.
A estratégia adotada será a realização de uma parceria com uma construtora para construção de um edifício comercial de três andares num terreno localizado no entorno do Distrito Federal na cidade de Samambaia por meio de cotação de preço, qualidade no processo produtivo, bem como responsabilidades definidas dentro dos padrões normatizados.
Foi levada em consideração a busca por uma empresa em que os serviços de construção tivessem uma identidade com o projeto adotado, logo, interesses alinhados a curto e longo prazo.
Para o início da parceria foram identificadas as características do setor de construção, ou seja, trata-se de um setor que depende totalmente de capital, e de mão de obra qualificada. Com a abertura do mercado no início dos anos 90 e conseqüentemente a introdução da tecnologia nos processos construtivos, tudo contribuiu para um serviço de maior qualidade com redução dos desperdícios e dos custos para esse setor. Esse avanço proporciona vantagens competitivas e oferece um serviço diferenciado com maior eficiência.
O setor da Construção Civil no Brasil registrou um crescimento relação ao ano de 2011. Este crescimento deve-se também a entrada de investimentos de empresas multinacionais no país, que encontraram no Brasil um mercado estável, ou seja, uma oportunidade para expandir seus negócios.
Foi estabelecida também, uma relação de empatia, assim como a definição das vantagens da parceria com a empresa construtora, ou seja, uma troca mútua, e equilibrada, com objetivos propostos para que as duas partes envolvidas saiam ganhando.
O acordo foi realizado com o parceiro por meio de contrato comercial que contemplava: o cronograma da obra, o prazo de entrega do serviço, preço, participação, quem iria participar da coordenação do projeto, compartilhamento dos riscos, definição do papel e das responsabilidades de cada parte.
Cidadania empresarial e a responsabilidade social fazem parte dos