graduando
Fonte: http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/cappv2.htm
Responsável: Lucas Cley da Horta; Prof. Henrique Rozenfeld
Conceitos Básicos
Objetivos do Planejamento do Processo
As funções do planejamento do processo são selecionar e definir os processos a serem executados em uma peça de maneira econômica, de acordo com as especificações do projeto, verificando as condições de venda (como volume de vendas e prazos). O documento resultante do planejamento do processo, conhecido como plano de processo, é a base para se realizar o planejamento da produção e serve como referência à produção propriamentre dita. Por isso é que se considera o planejamento do processo como o elo de ligação entre projeto e o planejamento da produção e também o chão-de-fábrica (vide figura 1).
Figura 1: Localização do planejamento do processo
Plano de Processo
O plano de processo é um documento que reúne todas as informações necessárias para transformar o desenho do produto em um produto acabado. Cada empresa tem necessidades diferentes de documentação de processo, conforme a realidade do seu chão-de-fábrica, tanto em termos de equipamentos quanto em termos de pessoal.
Apesar da diversidade de planos de processo existente, pode-se identificar pelo menos dois conjuntos de informações comuns a todos eles:
Plano macro, que determina a seqüência de operações executadas no ambiente fabril, ou seja, especifica a rota pela qual a peça sendo fabricada irá passar. O plano macro é a base para o planejamento e controle da produção.
Detalhamentos das operações, que são informações de apoio ao chão-de-fábrica (intruções e croquis para montagem de máquinas e do ferramental, lista de ferramentas, instruções de qualidade , folha de CEP, programas CN, etc. )
O Planejamento do Processo Convencional
O desenvolvimento de um plano de processo inicia-se, geralmente, a partir de um desenho de produto. A partir das informações