Didatica
De acordo com (Pimenta, 2001) ele ressaltar que a Didática como área de estudo da pedagogia, tem como principal objetivo nuclear e direcionar o ensino na perspectiva de desempenhar um papel significativo na formação do educador, não podendo reduzir-se somente ao ensino de técnicas pelas quais se deseja desenvolver um processo de ensino-aprendizagem. Mas que envolva o conhecimento sistematizados na sua respectiva abrangência da problematização e compreensão as questões relacionadas a docência articulando os objetivos conteúdos, práxis pedagógicas e etc.
“O professor é responsável pela unidade didática entre ensino e aprendizagem, porque cabe a ele planejar, direcionar e avaliar a ação pedagógica”. PROF.ARMENIA CHAVES
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: DIDÁTICA GERAL
ROTEIRO DIRIGIDO TEXTO: DIDÁTICA? DIDÁTICA? QUAL DIDÁTICA? UMA CONVERSA SOBRE A NOSSA OPÇÃO TEÓRICA.
Vimos que as propriedades físicas dos compostos são devido às características como:
- Tipo de ligação atômica (covalente apolar, covalente polar ou iônica)
- Tipos de forças envolvidas entre as moléculas (força íon-íon, força dipolo-dipolo, ligações de hidrogênio, forças de Van der Walls) E de modo geral, podemos dizer que as propriedades físicas dos compostos estão diretamente ligadas a atrações de elementos de cargas opostas (+) com (-). Não somente as propriedades físicas mas também diversas reações químicas só ocorrem devido a polaridade dos compostos orgânicos (grupos funcionais). As reações químicas podem ser descritas de duas formas, pelo tipo de reação química (substituição, adição, eliminação e rearranjo) e como ela ocorre (mecanismo da reação).
6.1. Tipos de reações
a) Reações de substituição: substituição de um grupo por outro. Característicos de compostos saturados, tais como alcanos e haletos de alquila.
b) Reação de adição: