Intodução ao fenômeno educativo
PROFESSORA: TÂNIAL LEAL
CENTRO DE CIÊNCIA DA SAÚDE
CURSO: NUTRIÇÃO
ALUNA: JOANA DAYSE DA ROCHA PORTELA
RELATÓRIO DA 7º JORNADA DA NUTRIÇÃO UECE
FORTALEZA-CE
2013
TRANSTORNOS ALIMENTARES - CUIDADOS INTERDISCIPLINARES
No dia 18 de setembro de 2013, foi realizado a sétima jornada da nutrição Uece com o tema principal: “ O Nutricionista em uma perspectiva interdisciplinar e holística”. Tendo esse tema como base, foi discutido sobre o assunto, transtornos alimentares-cuidados interdisciplinares, em uma das palestras. Acerca desse tema, foi colocado em foco os dois tipos de transtornos alimentares que mais afetam a população, principalmente os adolescentes (Bulimia nervosa e Anorexia nervosa).
Os transtornos alimentares (TAs) são síndromes comportamentais que, de acordo com a 4ª edição revisada do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-IV-TR), apresentam duas entidades nosológicas principais: Anorexia Nervosa (AN) e Bulimia Nervosa (BN).
A Anorexia nervosa, conforme o DSM-IV-TR, tem como critérios diagnósticos: a perda de peso e a recusa em manter o peso corporal dentro ou acima do mínimo adequado à idade e à altura; o medo mórbido de engordar, mesmo estando abaixo do peso; o distúrbio da imagem corporal; e a amenorreia em mulheres pós-menarca (ausência de, pelo menos, três ciclos menstruais consecutivos).
A Bulimia nervosa tem como um dos seus critérios diagnósticos os episódios recorrentes de compulsão alimentar, seguida de comportamentos compensatórios para prevenir o ganho de peso. Os comportamentos compensatórios são: vômitos autoinduzidos; abuso de laxantes, diuréticos, enemas e outras drogas; e jejuns e exercícios excessivos.
Os vínculos dos profissionais de saúde com os pacientes diagnosticados com TAs são complexos e exigem dos profissionais habilidades de compreensão e empatia. O paciente deve ser escutado com atenção e interesse, sem