Segunda Versão - Projeto de Tcc, Faculdade de Educação - Unicamp
2ª Versão - Projeto de TCC
Gabriela Cássia Leme de Freitas - RA: 135825
Metodologia da Pesquisa em Ciência da Educação - EP 144
Docente: Débora Mazza
Resumo
No sentido de contemplar os sentidos da escrita para a criança e buscar possíveis encatamentos do mundo da leitura e da escrita, pretendo mostrar como a narrativa, tanto oral como escrita, pode ser um instrumento de grande contribuição para o processo de alfabetização.
Caracterizada oralmente, a narrativa pode propiciar diversos momentos de imaginação, encantamento e gosto pela leitura. Ela pode ser trazida em forma de conto, romance, fábulas ou pequenas historietas. Nesse sentido, a aproximação da criança pela leitura é feita de forma atrativa, interessante e gratificante para ela.
Já como linguagem escrita, a narrativa nos serve como fonte de atribuição de sentidos ao texto produzido pelas crianças. Através da exploração de um tipo narrativo chamado mônada, pretendo discorrer a respeito da importância de "escrever sobre si mesmo". Caracterizando assim, a escrita como fator determinante na construção da identidade do sujeito.
No sentido de contemplar pois, a importância da atribuição de sentidos à leitura e à escrita por parte da criança, juntamente com o trabalho com as mônadas, o presente trabalho será organizado da seguinte forma: no item "Intodução e justificativa", serão explicados os motivos que me levaram à escolha do tema, juntamente com a escolha metodológica do tipo mônadas, sintetizando os principais autores ; no item "objetivos", serão contemplados os objetivos da pesquisa e os principais conceitos que permearam os pilares metodológicos, incluindo o conceito de mônadas e as reflexões sobre alfabetização e uso social da escrita.
Introdução e Justificativa
Na tentativa de justificar minha escolha a respeito do trabalho com alfabetização e usos da leitura e escrita,