GP-Competência
1. Os Novos Papéis da Função de Gestão de Pessoas
DE
PARA
Operacional e Burocrático
Estratégico
Policiamento e Controle
Parceria e Compromisso
Curto Prazo e Imediatismo
Longo Prazo
Administrativo
Consultivo
Foco na Função
Foco no Negócio
Foco Interno e Introvertido
Foco Externo e no Cliente
Reativo e Solucionador de Problemas
Proativo e Preventivo
Foco na Atividade e nos Meios
Foco na Atividade e nos Meios
2. O SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS
Entende-se como gestão estratégica de pessoas, a gestão que privilegia como objetivo fundamental,por meio de suas intervenções, a otimização dos resultados finais da empresa e da qualidade dostalentos que a compõem. Marras (2000). O método de Gestão por Competências pode ser definido como o conjunto de procedimentos que o gestor utiliza para identificar em um candidato um agrupamento de atitudes, conhecimentos e habilidades convertidas em resultados.
A Gestão por Competências considera o fator humano como um elemento que interfere em todas as atividades organizacionais, alinhando seus conhecimentos, habilidades e atitudes aos requisitos de suas funções. Para captar um profissional que possua esses atributos, se faz necessário a utilização de uma técnica minuciosa de seleção, onde por meio de etapas de avaliação será possível alcançar umperfil ideal.
2.1 Objetivo
Participar e assessorar na formação das macro- diretrizes da empresa, de modo a alterar o perfil dos resultados e, portanto, dos lucros da empresa, agregando valor por meio do capital humano existente na organização, além de ter estreita ligação com o planejamento estratégico organizacional e com amudança de paradigmas.
2.2 Cenários
Aumento da concorrência,Produtos e serviços similares,Clientes mais esclarecidos e exigentes,
Colaboradores mais esclarecidos e reivindicadores,Empresas gastam mais com recrutamentos e retenção de pessoasLei limita a seis meses período de experiência para candidatos