Governo Eletrônico
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola Politécnica
MBA em Tecnologia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
da Informação: Executivo
(MBTI-e)
Governo
Eletrônico
Participação do Cidadão, Serviços de Ouvidoria e Denúncia
Prof. : Isabel de Meiroz Dias
Aluno: Tania Nascimento
Rio de Janeiro, 27de agosto de 2013.
No âmbito da denuncia, qualquer cidadão pode oferecer representação, por meio de e-mail, telefone ou registro no site da instituição. A denuncia é a forma mais eficaz de combate às irregularidades. Além da denuncia aos órgãos públicos, há também o Disque-Denúncia que objetiva facilitar e incentivar a participação do cidadão, em programas que visem a redução da criminalidade e da violência.
Conclusão
A maior preocupação do governo nos últimos anos tem sido proporcionar à sociedade, acesso à informação e a tecnologia, através da gestão participativa em todos os níveis da administração pública. O incentivo ao governo eletrônico é uma das ferramentas utilizadas para esse fim.
Sobre a utilização do governo eletrônico, nas pesquisas levantadas, foi possível avaliar que o cidadão recomenda o uso da internet para interagir com o governo, apesar do uso presencial aos serviços do governo ainda predominar sobre o uso da internet. Foi verificado que isso ocorre porque a cultura do carimbo e do cartório ainda influencia a experiência do cidadão, que necessita que a internet disponibilize alguma ferramenta semelhante de garantia da transação.
O acesso às informações precisa ser garantido, para evitar a segregação entre informados e desinformados, buscando uma forma de levar tecnologia e informação a todos as classes sociais. Informação é um direito de todos, assim com reivindicar melhores serviços, denunciar qualquer tipo de irregularidade e ter garantida a investigação dos fatos com o devido esclarecimento. Os maior índice de fatores limitadores ao uso dos serviços de internet estão