Portais de governo eletrônico
INTRODUÇÃO 3
METODOLOGIA........................................................................................ 4
I. O NASCIMENTO DA INTERNET E AS PRIMEIRAS INICIATIVAS DE GOVERNO ELETRÔNICO BRASILEIRO 5
II. ANÁLISE E RESULTADOS SOBRE O PORTAL DE PERNAMBUCO 10
CONCLUSÃO 13
REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS 14
INTRODUÇÃO:
Esta geração ficou marcada com a revolução da internet, que veio para mudar a forma das pessoas se comunicarem. A internet contribui muito com aprendizagem desenvolvendo um pensamento crítico das pessoas, facilitando o acesso à informação e o contato com pessoas com um alto nível de conhecimento em diversos assuntos. É através de redes sociais com fóruns de discussão e portais de informação que hoje são importantes fontes agregadoras de informação.
De acordo com José Antonio Pinho:
“As TICs têm se espraiado pelo setor governamental por meio do que se chama e-gov ou governo eletrônico, representado pela informatização de suas atividades internas e pela comunicação com o público externo: cidadãos, fornecedores, empresas, ou outros setores do governo e da sociedade. Uma forma central dessa informatização tem sido a construção de portais governamentais, por intermédio dos quais os governos mostram sua identidade, seus propósitos, suas realizações, possibilitam a concentração e disponibilização de serviços e informações, o que facilita a realização de negócios e o acesso à identificação das necessidades dos cidadãos”
Este trabalho apresenta a evolução dos meios de comunicação e da computação no Brasil, destacando os eventos mais relevantes e que influenciaram a concepção do Governo Eletrônico brasileiro.
A análise dos portais de governo eletrônico brasileiro, com foco no estado de Pernambuco, no portal da transparência de educação, foi realizada pelo levantamento de informações, acessos ao portal e artigos diversos sobre o assunto.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi feita com base num artigo analisado