ARTIGO
RESUMO
Os portais eletrônicos têm se tornado ferramentas importantes na Administração Pública. A análise desta ferramenta é de grande relevância, visto que, sua utilização tem se ampliado e diversificado nos últimos anos. O presente trabalho tem por objetivo analisar os portais eletrônicos das Secretarias de Governo do Estado do Tocantins, visando verificar como esta ferramenta é utilizada, se há compatibilidade com a Lei de Acesso a Informação de (Lei n° 12.527, de 18 de Novembro de 2011) e quais reais benefícios tem trazido para a população. Após a realização de pesquisas nos portais eletrônicos foi constatado que, os portais consultados, em sua maioria, se encontram-se nas etapas de implementação do e-Government entre emergente e interactiva.
PALAVRAS-CHAVE: Governo Eletrônico; Portais Eletrônicos; Websites; Secretárias Estaduais de Governo; Informações e Serviços; Poder Executivo. 1 INTRODUÇÃO
Os governos eletrônicos, cada vez mais utilizados, são importantes instrumentos de comunicação, podendo ser canais de transparência e até mesmo de prestação de serviços entre os entes públicos e os cidadãos A tecnologia tornou-se comum em nosso cotidiano, diante disto os governos tiveram que adaptar-se a esta nova realidade. Atualmente os portais eletrônicos são uma importante ferramenta de divulgação de informações à população. Apesar do acesso à internet ainda ser modesto na população brasileira, tem aumentado o acesso a este tipo de ferramentas.
Alguns portais possuem a finalidade de desafogar os órgãos públicos que já não conseguem prestar um bom serviço, na sua parte presencial, devido ao excesso de burocracia, a falta de infraestrutura, entre outros fatores.
No Estado do Tocantins, esta situação não é diferente. A utilização dos portais é um meio de permitir o acesso a dados da administração do governo, uma