Engenharia
ESTRUTURAS METÁLICAS
Prof. Giovano Palma
Aluno: ____________________________
CASCAVEL, fevereiro de 2007.
1 Processo Siderúrgico
O aço pode ser definido como uma liga metálica composta principalmente de ferro e de pequena quantidades de carbono (0,002% até 2%, sendo que na construção civil o teor fica entre 0,18% e 0,25%) com propriedades específicas, sobretudo de resistência e ductilidade. Pode-se resumir o processo de fabricação do aço em 4 grandes etapas: • • • • Preparo das matérias-primas (coqueria e sinterização); Produção do gusa (alto-forno); Produção do aço (aciaria); Conformação mecânica (laminação).
Figura 1 – Processo Siderúrgico
Em estruturas metálicas são empregadas ligas ferro-carbono, geralmente denominadas açoscarbono de baixa liga. Esses aços contém, pequenos teores de manganês e silício; são comercializados com base em sua resistência mecânica e não necessitam, em geral, de nenhum tratamento térmico após a laminação.
1.1 Aço, Ferro Gusa, Ferro Fundido
Ferro Gusa – é o produto da 1ª fusão do minério de ferro e contém cerca de 3,5% a 4,0% de carbono. Ferro Fundido – é o produto da 2ª fusão do gusa, em que são feitas adições de outros materiais até atingir o teor de carbono entre 2,5 a 3,0%. Aço – é uma liga metálica constituída basicamente de ferro e carbono, obtida pelo refino do gusa em equipamentos apropriados. Como refino do gusa entende-se a diminuição dos teores de carbono, silício e enxofre.
2
1.2 Matérias-Primas
Para a obtenção do aço são necessárias basicamente 2 matérias-primas: o minério de ferro e o carvão mineral. Os mesmos, não são encontrados puros, sendo necessário um preparo prévio com o objetivo de aumentar a eficiência de operação do alto-forno e da aciaria, bem como reduzir o consumo de energia.
Figura 2 – Matérias-Primas
Coqueria – é a eliminação das impurezas do carvão mineral. Carvão Mineral – utilizado nos