Governo Eletrônico
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO (EA)
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (UNISERPRO)
“Soluções mais avançadas de Governo eletrônico no Brasil, que mais realizam o sonho de Ipérbole brasileira”.
Hamilton Fontes Galvão
Disciplina “Governo Eletrônico” Tutora: Professora Cristiane Simões Netto Costa
Professor: Prof. Luiz Roque Klering
Porto Alegre, 13 de Outubro de 2013.
Sumário
1. Introdução 3
2. Fundamentação Teórica 4
3. Portal E Democracia 4
4. Município de Quissama 6
5. Secretaria de Planejamento da Bahia = SEPLAN 7
1. Introdução
Esta tarefa tem por objetivo tratar sobre as formas utilizadas por alguns atores do governo e sociedade no que se refere aos recursos da internet para alcançar seus propósitos em atuar junto aos cidadãos de uma forma mais democrática.
Baseado no texto de Guidi (p, 49) é notório que com o passar dos anos o aumento da população e o crescimento exponencial das cidades, tornou a participação dos cidadãos bem abaixo do esperado no que diz respeito ao exercício da democracia, levando assim um distanciamento entre governos e os cidadãos.
Com o advento da internet criou-se possibilidades dos governos de uma forma mais rápida se aproximar dos cidadãos, através de ferramentas que propicie a tão famosa tele democracia.
Importante frisar que a busca desta aproximação deve ser no sentido de estabelecer consenso sobre as escolhas que a administração pública deve fazer, e que estas decisões preferencialmente sejam baseadas em uma participação comunitária mais ampla no processo de tomada de decisões.
Para que isto aconteça de forma mais rápida e eficaz, as TICs têm um papel fundamental, pois possuem importante ferramentas de relacionamento e troca de informações.
Para tanto, parte-se da premissa de que a Internet pode significar uma força sem igual na verdadeira revolução também da área pública, não