O que é a Psicologia?
A psicologia é uma área que estuda a atitude, os sentimentos e as reações dos seres humanos. Psicologia é o nome que se dá a certo conjunto de análise dos seres humanos, como por exemplo, os comportamentos humanos e aos processos mentais. A forma como as pessoas andam, falam, pensam e se emocionam e até mesmo suas personalidades também são analisadas pela psicologia.
Atualmente, existem vários tipos e áreas da psicologia, alguns deles são: psicologia analítica, psicologia social, psicologia infantil, psicologia comportamental, entre outras.
Na psicologia não se pode julgar o comportamento de alguém sem antes entender o conjunto de acontecimentos que levou tal pessoa a ter este comportamento. Por isso para entender a psicologia é necessário primeiramente aprender a avaliar, respeitar e a observar as pessoas. A psicologia serve para ajudar as pessoas a se entenderem e a se conhecerem melhor, visto que é através dela que somos capazes de lidar com os problemas alheios sem permitir que estes nos afetem emocionalmente.
Segundo Sócrates, que se dedicou a adotar a teoria da espiritualidade e eternidade da alma, ele as diferenciava através de parte sensitiva e intelectual. Devido às teorias de Sócrates, no passado a psicologia foi capaz de se solidificar. Sócrates acreditava que a única diferença que existia entre o ser humano e os animais era a razão, pois ele considerava que a finalidade do raciocínio do ser humano era responsável por não permitir que o ser humano sucumbisse aos seus instintos, assim como os animais sucumbiam.
Para Aristóteles, a alma e o corpo físico estavam conectados de forma que só poderiam ser separados após a morte do “corpo físico”. Aristóteles acreditava que a alma (psyché) era o que dava origem a vida, que se não houvesse alma em um corpo físico, então todos os seres vivos que nascem, crescem, reproduzem-se, se alimentam e morrem, não seriam capazes de existir. Por isso Sócrates definia a alma dos vegetais como