Governo eletronico
Cada dimensão possui um foco diferente e todas são implementadas como resultado de estratégias governamentais e políticas públicas voltadas ao uso de TIC em projetos de governo eletrônico. e-Serviços Públicos: Relaciona-se à melhoria na prestação de serviços ao cidadão, principalmente por meio de canais digitais de acesso e entrega de soluções eletrônicas. e-Administração Pública: Relaciona-se à melhoria dos processos governamentais e do trabalho interno do setor público pela utilização das tecnologias de informação e comunicação. e-Democracia: Relaciona-se a utilização das tecnologias de informação e comunicação à maior possibilidade de participação do cidadão nos processos democráticos e de tomada de decisão do governo.
2. RELAÇÕES ENTRE AS DIMENSÕES Nem sempre é clara a fronteira entre essas três dimensões, visto que uma mesma solução eletrônica pode estar presente em uma ou até em todas as dimensões. Pode ocorrer que ao prestar um serviço público de melhor qualidade, refere-se ao e-Serviços Públicos, a um cidadão ou empresa, há uma dimensão de respeito à cidadania, retomando a e-Democracia, e ainda, melhorando processos internos na gestão pública para o atendimento, obtêm-se menores custos, mais transparência, caracterização da e-Administração Pública. Esta divisão conceitual de governo eletrônico em três dimensões foi feita para facilitar o tratamento de dados, já que todas apresentam uma ligação.
Os Serviços Públicos Eletrônicos ou e-Services relacionam-se à prestação de serviços ao cidadão utilizando TIC para a entrega de soluções eletrônicas por meio de canais digitais de acesso (BARBOSA, 2008; OLIVEIRA, 2006). Na tipologia de serviços públicos eletrônicos estão incluídos aqueles serviços ofertados a partir de portais governamentais, na Web, e outros. Também são e-serviços Públicos aqueles ofertados por outros meios eletrônicos, tais como o telefone celular, o telefone fixo, o fax, ou centrais de