livro razão e dre
Nome: Diego Augusto Silva Arruda
Prof: kátia
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM COMPROMISSO DE EDUCADORES E CIENTISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL
O Brasil tem conquistado nos últimos 20 anos, avanços significativos em termos de aumento de matrículas na educação básica, aumento do nível de escolarização da população, bem como destaque no crescimento da produção científica e tecnológica, ainda que muito tenhamos que caminhar para alcançar os índices que almejamos.
Com a estabilidade e o crescimento econômico nos últimos anos, temos tido a oportunidade de ocuparmos uma posição de destaque internacional no novo cenário que vai se delineando. Nesse sentido, podemos fazer diferença se buscarmos novos modelos de desenvolvimento científico e tecnológico que garantam qualidade de vida e sustentabilidade ambiental.
Sem dúvida. o nosso grande desafio enquanto nação está em superar o dramático quadro de indicadores sociais e ainda muito temos que investir em ciência e tecnologia (C&T). Em uma visão estritamente econômica, tem se pensado em políticas sociais de distribuição de renda, de distribuição de bolsas assistenciais, de investimentos em construção de escolas, de políticas de acesso e permanência escolar (merenda, transporte, livros escolares), de formação de professores, de investimentos em C&T etc.
Tais políticas são essenciais, mas defendemos o ponto de vista de que faz diferença para o desenvolvimento da nação mudar a visão do modelo de desenvolvimento científico e tecnológico em relação aos outros países. Buscar um desenvolvimento socialmente sustentável fará sem dúvida uma grande diferença.
Essa mudança de visão passa obrigatoriamente por uma mudança na concepção de educação científica e tecnológica. No presente artigo, levantam-se desafios para a construção de um novo modelo de educação científica e tecnológica que vise à preparação de cidadãos que assumam uma nova ética de