debito e credito
FACULDADE DE GESTÃO COMERCIAL
ALINE DE ALMEIDA LOPES
GUSTAVO BORBA DE SOUZA
DÉBITO X CRÉDITO: DEMONTRATIVO DE RESULTADO-DRE. LIVROS: DIÁRIO, CAIXA E RAZÃO.
CUIABÁ
2013
ALINE DE ALMEIDA LOPES
GUSTAVO BORBA DE SOZA
DÉBITO X CRÉDITO: DEMONTRATIVO DE RESULTADO-DRE. LIVROS: DIÁRIO, CAIXA E RAZÃO.
Trabalho a ser apresentado em sala para discussão sobre o Tema: Débito x Crédito Demonstrativo de resultados DRE e Livros: Diário, Caixa e Razão.
Prof: Clayton Leão
CUIABÁ
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Alguns historiadores relatam que aproximadamente dois mil anos antes de Cristo já existiam os primeiros sinais, de registros do método das partidas dobradas. Com o surgimento e a evolução do capitalismo no fim da idade média houve uma maior necessidade de busca por informações e registro das modificações do patrimônio individual e empresarial.
Com o desenvolvimento econômico e social, a ciência contábil encontrou um campo propicio para seu crescimento e desenvolvimento de novas teorias e aplicações do método das partidas dobradas que consiste na técnica de debitar e creditar, os atos e fatos administrativos e financeiros das atividades realizadas pelas empresas.
Portanto, o método das partidas dobradas, e uma técnica de escrituração essencial na rotina contábil, para mensuração do patrimônio e desenvolvimento das empresas.
A essência deste método, universalmente aceito, e que o registro de qualquer operação implica que a um debito em uma ou mais contas deve corresponder um credito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou, simplificando, não há debito sem credito correspondente;debito = credito, ou origens = aplicações.
Na literatura