Segurança do Trabalho
1. Objetivo
Estabelecer requisitos para a execução da atividade crítica em Espaço Confinado com o propósito de preservar a vida das pessoas, assegurando a integridade física e protegendo a saúde.
2. aplicação
Aplica-se a todas as atividades que envolvam acesso e realização de trabalhos em espaços caracterizados como confinados.
Nota especial
Considera-se espaço confinado a área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que apresente meios limitados de entrada e saída, no interior do qual serão realizados serviços e que possua ou possa vir a possuir pelo menos uma das seguintes condições: ventilação insuficiente para remover contaminantes; ou existência de deficiência ou enriquecimento de oxigênio.
3. referências
INS-0021-DECG – Instrução para Requisitos de Atividades Críticas;
NR-33 - Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.
4. Definições
Espaço Confinado
Qualquer área não projetada para ocupação contínua, a qual tem meios limitados de entrada e saída, e onde a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes perigosos e/ou onde a deficiência/enriquecimento de oxigênio possa existir ou se desenvolver. Potencial de risco grave, se medidas preventivas não forem tomadas. As condições atmosféricas IPVS (Imediatamente Perigosa à Vida e a Saúde) desses espaços devem ser avaliadas e monitoradas, onde pode o percentual de oxigênio e concentração de gases estarem dentro ou fora dos limites de tolerância. Exemplo: coletores de pó, caixas de passagem de cabos elétricos, caixa de esgoto sanitário, tanques de óleo diesel e BPF, etc...
Avaliação do local
Processo de análise onde os riscos aos quais os trabalhadores possam estar expostos num espaço confinado são identificados e quantificados. A avaliação inclui a especificação dos ensaios que devem ser realizados e os critérios que devem ser