GOLEMAN
Resumo
Inteligência Emocional é um livro de Daniel Goleman que aborda os seguintes temas: O cérebro emocional, A natureza da inteligência emocional, Inteligência emocional aplicada e Alfabetização emocional. Onde descreve o nosso cérebro emocional, sua evolução, o lugar das emoções e sua importância com relação ao pensamento, o controle das emoções em situações rotineiras ou em outras que necessitem de tomadas de decisões mais difíceis ou imediatas. Defendendo a ideia de que as emoções são fundamentais para termos mais controle de situações e habilidades, de que podemos atingir um nível emocional mais equilibrado, relatando também a ligação de nossas emoções ao nosso corpo (sistema biológico e imunológico).
Em O cérebro emocional eles nos mostra o poder e o lugar das emoções no homem,, como no caso de Gary e Mary Jane Chauncey, um casal que morreu na tentativa de salvar a filha Andreia, cadeirante de apenas 11 anos em um ato de amor. Mostrando que na hora de tomar decisões e realizar ações, o sentimento tem um grande poder sobre o pensamento. “Fomos longe demais na enfatização do valor e importância do puramente racional do que mede o QI na vida humana. Para o melhor e o pior, a inteligência não dá em nada, quando as emoções dominam.”
Nos fala da evolução de um legado emocional em Quando as paixões dominam a razão. Que os circuitos neurais básicos da emoção, são os que melhor funcionaram para as últimas gerações humanas. “Em termos do plano biológico dos circuitos neurais básicos da emoção, aqueles com os quais nascemos são os que melhor funcionaram para as últimas 50.000 gerações humanas, não as últimas 50 - e certamente não as últimas cinco.” Em relação aos Impulsos à ação, relata que todas as nossas emoções nos impulsionam a agir. Que as emoções levam à