girias
Coordenação de Serviço Social
Gírias
Manaus
2014
Universidade Nilton Lins Coordenação de Serviço Social Deize Caroline dos Santos e Santos
Bruna Thayane Gomes da Costa
Graciane Mozambite de Souza
Gabriela Costa de Souza
Priscila Santos da Silva
Kassiane Oliveira Alves
Gírias
Trabalho apresentado a Professor Emanuel Nivaldo da Disciplina de Língua Portuguesa da turma SVS 016, turno Noturno do curso de Serviço Social.
Manaus
2014
Gírias
É um tipo de linguagem empregada em um determinado grupo social, mas que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação.
Portanto, a gíria pode ficar restrita ou pode se tornar pública. Trata-se de um fato social obtido através da língua e, por este motivo, é definido como fenômeno linguístico e compreende:
Gírias de Grupo
É restrita às pessoas do grupo, pois só elas são capazes de decifrar o que está sendo dito; código entre seus membros; meio de identificação própria, peculiar; expressão de sentimentos de restrição relativos à sociedade; representa uma escolha social.
Gírias Comum
É aquela que tomou proporções maiores e atingiu a população; ocasiona vínculo com os demais, a fim de se formar uma identidade nacional; rompe com a formalidade; expressão de sentimentos de frustração, felicidade, concordância e discordância.
A expansão da gíria ocorre de acordo com a proporção social que atingiu. Então, é comum se ouvir nas ruas algo que está sendo dito em uma novela ou programa de audiência.
A gíria também acompanha os movimentos de ordem política e podem surgir nos palanques, nas manifestações de reivindicação por melhoras, nas reuniões sindicais, nas propagandas, etc.
É importante estudar a gíria e seu efeito em relação aos valores sociais, pois é um meio de se entender o mundo atual e a repercussão que os canais de comunicação detêm. No entanto, sempre estabelecendo os limites e os