Queimaduras
Queimaduras são lesões na pele provocada por um trauma de origem térmica resultante da exposição a chamas, líquidos quentes, superficies quentes, frio, substâncias químicas, radiação, atrito. Com isso aparecem algumas alterações, as principais delas são: Aumento de permeabilidade capilar e inchaço.
Quando a pele é destruida por uma queimadura a pessoa fica vulneravel não apenas pela perca de liquidos mas também por causa das rupturas dos vasos e o risco de infecção já que foi perdida a barreira protetora , a pele.
Estima-se que no Brasil ocorrem um milhão de acidantes com queimaduras por ano, 2/3 dos acidentes ocorrem dentro do ambiente domiciliar e 58% das vitimas são crianças.
Existem três tipos de queimaduras eletricas que são:
Queimaduras térmicas – Ocorre quando a eletricidade produz chamas que queimam a pele; nesses tipos de queimaduras a eletricidade não passa através do corpo.
Queimaduras por contato – Ocorrem onde a corrente é mais intensa, ou seja, nos pontos em que a corrente elétrica entra e sai do corpo. A observação detecta um ponto de entrada e um ponto de saída da eletricidade, sem outras lessões visiveis. Nestes casos pode ter acontecidos lesões internas que podem atingir diferentes níveis de gravidade
A passagem da corrente pelo corpo humando, pode ter provocado queimaduras internas, alterações do ritmo de ventilação do ritmo cardíaco e da função renal.
As situações mais graves, pode mesmo provocar a morte por parada respiratoria ou cardiaca.
Queimaduras causadas por arco elétrico – Em volta dos locais com alta voltagem existem um campo magnético capaz de exercer uma atracção sobre o indivíduo provocando-lhe lesões pela passagem de corrente através desse mesmo
Gravidade do Choque Elétrico
A passagem de corrente elétrica pelo corpo humano produz um abalo que chamamos de choque. Se a passagem da corrente através do corpo for de ordem MUITO pequena, o choque não produz dano, mas se a corrente atingir um certo valor